16 de out de 2015

Vamos juntas?

Eu não sei se vocês já estão sabendo deste movimento que esta acontecendo no Brasil todo.

É o movimento "Vamos juntas?". Estou o acompanhando já faz umas duas semanas, e o conheci através de um blog que entrei e havia um post sobre ele, chamou a minha atenção e decidi então ver do que se tratava, eu realmente não lembro qual foi o blog do qual eu vi, se não com certeza daria o crédito, mas já o agradeço imensamente por esta pessoa estar passando para frente algo tão importante e espero que depois que você leia aqui passe também, comente e fale dele e o mais importante: Participe!


Mas afinal sobre o que é?

"Andar sozinha pelas ruas, atravessar parques ou praças escuras depois de sair do trabalho ou da faculdade é a rotina de muitas mulheres, que convivem com o medo diante da segurança das grandes cidades. Além de estarem expostas á violência urbana, correm risco dobrado por serem mulheres."

O movimento surgiu através de uma ideia de coloborativismo de que em quanto as coisas não estão do jeito que deve ser, deve ser  pensado o que se pode fazer a respeito disso.
A iniciativa surgiu da jornalista Babi Souza, que em um momento de medo onde ela se encontrava em uma praça bem escura e olhando para os lados, ela percebeu que havia várias mulheres lá que também estavam com o mesmo sentimento dela, nisto ela teve um impulso de convidar uma delas para elas irem juntas, e apesar dela ter ficado com receio de parecer uma louca por convidar alguém pra andar com ela, é muito mais valido parecer louca e se sentir mais segura do que estar só. Então após chegar a sua casa, ela decidiu começar a compartilhar esta ideia no facebook e no mesmo dia que ela fez isto no facebook dela, cresceu a ideia de uma tal forma que ela crio a página Vamos juntas?.

Ou seja, é um movimento que nos mostra que não estamos sós, que se olharmos para os lados em alguma situação de medo vamos perceber que pode ter alguma garota com o mesmo medo que nos, e por que não irmos juntas? E o mais legal é ver que nos mulheres podemos fazer alguma coisa juntas para de alguma forma mudar a realidade da nossa segurança,  e tentarmos mudar isso de que por sermos mulheres precisamos sentir mais medo.

Abaixo alguns relatos que a galera manda la na página do facebook, contando pelo que já passou, ou quem ajudou:





Eu estou muito encantada com tudo isso, por isto me senti na obrigação de falar sobre isso aqui no blog, até porque para todas as minhas amigas que comentei nenhuma ainda havia ouvido falar, então vamos com força nos juntarmos e tentarmos fazer algo para ajudarmos umas as outras.
Então para quem quiser saber mais é só acessar a página do face: Vamos juntas?


Minha fonte de pesquisa para quem quiser escutar uma entrevista com a Babi dando melhores informações do movimento é só acessar: EBC!
Xoxo :*


6 comentários:

  1. Que bela iniciativa Isabela! Super apoio!!!
    http://dibobis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não esquece de compartilhar com suas amigas ;), pois é realmente uma campanha que tem mostrado resultado e que vale a pena divulgar e entrar *-*
      Xoxo :*

      Excluir
  2. Não conhecia esse movimento, mas é realmente muito legal, afinal nós mulheres sempre corremos esses riscos quando estamos sozinhas na rua. É muito bom saber que tem gente que apoia isso! Vou até pesquisar mais sobre o assunto!
    Adorei o post! Beijos
    Meu Conto de Fada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisa sim, você vai ver o quanto esta crescendo e o quanto é maravilhoso ver como podemos nos unir <3 Fico feliz de saber que uma galera que não conhecia passou a conhecer depois deste post :')
      Xoxo :*

      Excluir
  3. Muito interessante! Na verdade, se pararmos para observar as pessoas sempre podemos ajudar de alguma forma, mudam-se os nomes, mas a essência é a mesma. Realmente nós mulheres estamos mais vulneráveis a certas situações e é fato que esse movimento é super positivo para nós.
    Em breve estarei escrevendo sobre um assunto que possui certas semelhanças.
    Parabéns pelo post! Obrigada pela visita no blog www.pilateandosonhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho MUITO importante esse tipo de movimento, porque ele mostra bem o quanto não estamos sozinhas e é exatamente esta a questão observar que pode ter alguém próximo a você passando por alguma situação que você pode ajudar, comigo mesmo já faz um bom tempo se não fosse uma mulher se aproximar de mim uma vez e puxar assunto como se já e conhecesse eu iria ser abordada por um cara, e são essas pequenas coisas que fazem a diferença no mundo.
      Xoxo :*

      Excluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo