10 de mar de 2016

Jornalismo: Que caminho trilhar?

Ingressei agora em 2016, o 3° semestre de Jornalismo. Quem acompanha aqui o: Escolha ser livre, sabe o quanto eu gosto muito de escrever, principalmente; textos, crônicas, e falar sobre entretenimento. 
Ano passado em Outubro na minha faculdade ocorreu a primeira feira de comunicação, onde junto ao meu grupo levamos 2 categorias referente a um concurso, para quem quiser saber mais detalhes: Bullying. Após ganhar essas categorias, a minha auto confiança, e a minha certeza sobre os caminhos que eu estava trilhando, só aumentaram, foi um grande trabalho em equipe, haviam trabalhos tão bons quanto o nosso mas, acreditamos tanto naquilo, e no nosso talento, que conseguimos.
Se tem uma coisa que eu aprendi, é que acima de tudo temos que acreditar no que fazemos, e em nos.

Aprendi também que as dúvidas sempre aparecem, mesmo você tendo certeza sobre aquilo que você está fazendo. Por exemplo: 
O Jornalismo, é um curso onde existem várias áreas muito interessantes para se seguir, que conforme os semestres vão passando você vai conhecendo mais um pouco sobre cada, e você fica se perguntando: O que eu vou fazer? Para qual direção ir?
Pois,quando se entra em algum curso, já se tem uma ideia sobre o porque de se estar ali, mas conforme o tempo vai passando vão surgindo algumas dúvidas, e isso é super normal. Estou nessa fase, das dúvidas.


Quero muito ter uma experiência em: Editora; seja de revista, livro. Mas, também gostaria de experimentar o dia-a-dia em uma Rádio, e porque não, trabalhar na área de Assessoria de Imprensa?

Sei que ainda tenho muito tempo sobre o meu futuro mas, porque não, começar a pesquisar mais sobre um pouco de cada área desde já?
Foi ai que dei os primeiros passos esses dias atrás, se eu quero ser uma assessora, eu preciso saber o que exatamente um assessor faz, fui na biblioteca e peguei 3 livros, que tiraram muitas dúvidas que eu tinha sobre a área, para quem se interessa, os livros são:

O que é? Assessoria de Imprensa - Lopes, Boanerges.
Assessoria de Imprensa, Como fazer - Chinem, Rivaldo.
Assessoria de Imprensa, Como se relacionar com a mídia - Mafei, Maristela.

E ontem, foi realizada uma palestra sobre: Escrever e ser autor, com o escritor: Joaquim Celso Freire. Que deu uma palestra maravilhosa, e que eu gostaria de compartilhar com você, um pouco sobre o que ele falou:

Ser escrito: 
É inventar e criar palavras que permitem transmitir ás pessoas: ideias, pensamentos e sentimentos.

É preciso:
Leitura - Pois, é preciso conhecer o mundo, e pensar sobre ele;
Vivência - O que você adquiriu a longo da vida;
Atenção - Nas coisas, em palavra, por palavra;
Observar -  O que esta ao redor;
Criatividade - É preciso inventar, transformar;
Dedicação - Escrever, é praticar;
Disciplina - É importante escrever todo o dia um pouco sobre o que você quer falar;
Prazer - É preciso estar feliz com o que se faz;


Segundo o escritor:
Escrever é um ato de coragem, pois você esta se expondo; e também é um ato de liberdade já que um personagem que nos damos voz, ele fala o que muitas vezes não temos coragem de dizer.

Tirei muitas informações boas com a palestra ontem, do qual com certeza, colocarei em prática.
Seja qual carreira você pretende seguir, escrever é essencial para se comunicar. E não apenas escrever, independente da profissão é preciso praticar, estudar, e pesquisar. Dúvidas são importantes, todos temos, mas uma hora se descobre o caminho.

8 comentários:

  1. Acredito que você esteja indo pelo caminho certo, pois a persistencia e competência são duas ferramentas importantes para o sucesso. Beijos!!! http://charmosando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Já pensei em fazer jornalismo, mas depois de um tempo mudei de ideia heheh. Mas boa sorte para você na sua trajetória! Sucesso.
    Beijos!
    http://virandoamor.blogspot.com.br/2016/03/inscricoes-para-o-booktour-do-livro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso pesquisar bastante, independente da área, pois é um grande passo para o futuro. Muito obrigada!
      Xoxo :*

      Excluir
  3. ótimo post, adorei.
    http://gabrieladalfre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que fantástico jornalismo!
    Que escrita perfeita!
    Beijo

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo