26 de jul de 2016

Resenha - A sangue frio.

Como ontem(25) foi dia do escritor, decidi fazer uma resenha do livro de um grande nome citado no meio Jornalistico, Truman Capote.



Sinopse: 

Um homem religioso, uma mãe depressiva, um adolescente, uma garota dona de casa, um cachorro amedrontado e dois ladrões frustrados. Esses e outros personagens são os ingredientes chave para o romance jornalístico A sangue frio, de Truman Capote. O livro é uma reportagem investigativa sobre o assassinato de quatro membros da família Clutter, o casal e seus dois filhos caçulas, ocorrido em 1959 na cidade de Holcomb, no Kansas, Estados Unidos.



Sobre:
Livro escrito pelo jornalista, Truman Capote, a sangue frio é baseado em fatos reais onde Capote vai até o interior do Kansas para investigar e escrever sobre um assassinato brutal que aconteceu com uma família bastante popular na cidade, os Clutter.
Quando ele chega até a cidade logo vai a procura de pessoas que eram próximas a família como amigos, vizinhos, oficiais da justiça para saber melhores informações e ver os diversos ângulos do que poderia ter acontecido com a família Clutter, afinal a cidade é pequena e todos se conhecem e não teria nenhum motivo aparente para tal brutalidade já que se tratava de um família querida.
Capote consegue captar através das conversas detalhes cruciais sobre as vitimas, fazendo apresentação de cada um e com uma descrição de detalhes maravilhosa.
Ele também mostra o outro lado da história de Dick e Perry dois amigos que se conheceram na prisão estadual do Kansas, ambos queriam uma forma de ganhar dinheiro fácil quando saíssem para curtir a vida e bom quem procura acha, e foi assim que eles se depararam com os Clutters.



O que eu achei:
Eu li esse livro, quando estava no 3° colegial decidindo o que eu iria fazer daqui pra frente, isso faz mais ou menos 3 anos. Estava procurando em vários sites livros para ler quem tem interesse em fazer Jornalismo e foi então quando no site da Capricho, vi uma lista e logo no topo estava Truman Capote, sempre tive fascínio por histórias narradas por Jornalistas ainda mais se tratando de histórias baseadas em fatos reais, foi então que decidi compra-lo, posso dizer que foi um dos grandes motivos de eu ter pensado: É isso que eu quero fazer.
Acho que o encanto do Jornalista é levar até o leitor informação, histórias, é dar vida a personagens, vozes a quem não pode ser mais ouvido, é levar amor no meio de tanta violência mas, também é relatar o que esta acontecendo pelo mundo em lugares que as pessoas não fazem ideia.
E para mim alguém que consegue descrever um assassinato tão chocante como o que aconteceu com os Clutters de uma forma tão extraordinária, com certeza tinha que estar na lista para estudantes que querem seguir a profissão e para quem esta procurando uma boa escrita e algo que te prende de tal forma que você só consegue respirar no final.
Tirando que Capote ficou anos investigando o assassinato e tem os que digam que ele era apaixonado por Perry um dos assassinos da família.



É um excelente livro, que vale a pena ter na estante.

Um comentário:

  1. https://www.pinterest.com/danielgarciasil/a-sangre-fr%C3%ADa-en-fotos/

    ResponderExcluir

Copyright © 2015 | Design e Código: Sanyt Design | Tema: Viagem - Blogger | Uso pessoal • voltar ao topo